Como Montar um Salão de Beleza

Como Montar um Salão de Beleza

Existem pessoas muito talentosas quando o assunto é cuidado com a beleza. Porém, é preciso muito mais do que talento para ter um salão de beleza de sucesso. Os cuidados com a administração do negocio são essenciais, além disso é preciso conhecer e ter sempre à mão produtos de qualidade para oferecer ao cliente.

É cada vez mais crescente o número de cursos direcionados à área da beleza. As brasileiras são consumidoras natas de salões de beleza, seja na hora de fazer os cabelos, arrumar as unhas ou colocar a depilação em dia. Além disso é muito comum que os clientes dos salões sejam extremamente fiéis, desde que o atendimento seja bom e o trabalho seja de qualidade.

No entanto, de nada adianta ser um bom profissional e não ter cuidado com a administração de sua empresa, sim seu salão é uma empresa, e como toda empresa é um organismo vivo que precisa ser cuidado.

Com isso, algumas dicas são essenciais para que os profissionais do ramo da beleza se deem bem nas suas rotinas e atinjam o sucesso com mais rapidez. A dedicação é essencial, assim como os cuidados com a higiene do local e o profissionalismo.

Uma ótima opção é procurar o SEBRAE de sua cidade, além de toda orientação de como abrir sua empresa, o SEBRAE oferece consultoria e cursos nas mais diversas áreas, inerentes a abertura de um negócio, eles poderão auxiliar o pretendente a empresário da beleza a construir um plano de negócio para saber se o negócio é viável, além de poderem dar orientação no que diz respeito a Administração, Finanças, Marketing, Legislação e etc.

Dicas para montar um salão de beleza

Sempre que bons profissionais surgem no mercado, eles têm em comum algumas características essências. Por isso, é importante seguir os passos de quem já se deu bem na hora de montar um salão de beleza. Tente acompanhar de perto quem está fazendo sucesso. Quais técnicas usa? Que serviços oferece? Que produtos usa? É obvio que você não vai sair copiando, até porque o que da certo para uns pode não dar certo para outros, mas a ideia de acompanhar bons profissionais é poder extrair as melhores práticas do mercado. Não tente reinventar a roda, inovação é primordial, no entanto, domine primeiro a base do negócio. Se for caso, tente entrar como funcionário de um bom salão, uma vez dentro, você poderá explorar as manhas do negócio.

Seja um bom profissional

Essa regra parece clara, mas nós como consumidores vivemos nos deparando com maus profissionais no mercado, então haja o que houver faça seu trabalho com capricho, pois para ter um salão de beleza de sucesso você antes de mais nada ser um ótimo profissional. Jamais se esqueça de se especializar, de fazer novos cursos e de trazer novidades aos seus clientes. Fazendo isso, a sua renda irá aumentar e a sua popularidade crescerá cada dia mais.

Nunca se esqueça de que o profissional da beleza pode mudar a vida de uma pessoa, seja para melhor ou para pior. Um corte mal feito pode acabar de destruir a auto estima de uma mulher, assim como uma ótima coloração pode fazer com que ela se sinta muito poderosa. Então lembre-se, sim você vende beleza, mas também autoestima e confiança, se seu cliente sair do seu salão sem a autoestima e a confiança renovada, você não cumpriu seu papel.

Jamais use produtos ruins

O uso de produtos ruins em suas clientes podem acabar com a sua reputação como profissional. Ainda que seu trabalho seja de qualidade, quando os produtos não auxiliam na resolução do trabalho, o cliente com certeza ficará insatisfeito.

Ao chegar em casa e perceber que o resultado não saiu como o esperado, o cliente deixará de lhe admirar como profissional e como consequência, vai procurar outros profissionais especializados na área.

Além disso dezenas de pessoas ficarão sabendo deste fracasso, o que vem a colaborar com o insucesso do seu negócio.

Comece seu salão aos poucos

Salvo raras exceções, a maioria dos profissionais da beleza começaram do zero. Lembre-se sempre de que é preciso muita paciência para que você tenha um salão famoso e com sucesso. É aos poucos que você constrói o seu nome, por isso, não se desespere. Esteja firme e não desista de conseguir sucesso.

Muitas pessoas acreditam que o sucesso vai chegar rápido, sendo que muitos desistem nos primeiros obstáculos que o negócio enfrenta. Por isso, esteja firme em suas convicções e tenha certeza de que você vai conseguir atingir os seus objetivos. Em breve o seu nome irá estar entre a lista dos melhores, creia nisso.

Além disso avalie friamente se o momento da sua vida está propicio para que você possa empreender, e quando digo propicio não quero dizer um mar de rosas, pois o empreendedor raramente está em um mar de rosas, muito pelo contrário, o empreendedor deve estar constantemente fora de sua zona de conforto, pois é ai que as coisas acontecem.

Quando digo para que avalie se o momento está propicio, quero dizer que você deve ter consciência de algumas questões:

Como está sua renda familiar? Todo negócio no início depende de investimento, então pense nisso com cuidado.

Quantas pessoas vão trabalhar no salão? Se vai começar sozinha bem, se não pesquise quanto o mercado de trabalho para saber se você tem condições de fazer uma contratação.

Quanto tempo você pode aguardar até que o salão comece a dar lucro? Isso é muito importante, vejas questões a capital de giro e tempo para retorno do investimento.

Você pode comprar todo o equipamento mínimo para iniciar? Não adianta a cliente chegar no salão e você não poder fazer uma escova porque ainda não tem o secador.

Se for pegar um empréstimo, avalie muito se vale apena, pois começar o negócio já com dívida não costuma ser uma boa prática. Caso esteja pensando nesta possibilidade consulte BNDES, talvez ele possa dar uma força nesse quesito

Viu que não é super simples mas também não é tão complicado ter um salão de beleza de sucesso? Para que você consiga realizar os seus sonhos de ser um grande profissional, lembre-se sempre de estar por dentro das novidades,  saia na frente rumo ao seu sucesso como cabeleireiro do mercado, manter um ambiente aconchegante e descontraído no seu salão e de ser um ótimo profissional.

Agora que você já sabe como montar um salão de beleza, é hora de compartilhar a nossa página com os seus amigos e correr para compartilhar o nosso post em suas mídias sociais.

Além disso considere fazer um anúncio conosco, Nosso alcance é nacional mas focado no regional que é extamente o que você precisa, Clique aqui para anunicar.